SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM PARA 7º ANO FUNDAMENTAL
Texto: Pausa - Moacyr Scliar
1- Ativação do conhecimento de mundo
- Iniciar a aula apresentando ao
aluno o texto e distribuindo uma cópia para cada um.
- Fazer perguntas para a classe:
Para vocês o que significa o termo “pausa”?
- Discutir com os alunos.
- Procurar no dicionário os
sinônimos da pausa.
2-
Antecipação
e predição de conteúdos ou propriedades dos textos.
- Depois de discutir o significado
do (texto) título, fazer perguntas:
- O que você espera que o autor
trate lendo esse título?
- O que será que significa a
pausa nessa história?
- O objetivo do questionamento é
fazer com que os alunos fiquem curiosos para ler o texto na integra.
3-
Checagem de
hipóteses.
- Em seguida, propor leitura dos
dois primeiros parágrafos, até o momento que a personagem chega no local.
- Propor a leitura silenciosa do
restante do texto:
- Fazer a pergunta: essa
personagem tem relação (se parece) com alguém de sua família?
Objetivo: essa atividade é
importante, pois as comparações são essenciais para eles construírem o sentido
do texto. Com as comparações é possível ressaltar as partes relevantes que
ajudam nas atividades específicas como resumo e síntese do texto.
4-
Generalização:
Os alunos farão conclusões gerais
sobre o que foi lido.
5- Situação problema:
- Personagem mente para esposa.
- Fazer perguntas: O que vocês
entenderam?
Acham que ele agiu bem ?
Qual parte do texto o marcou
mais, que mais o impressionou?
Qual parte vocês mais gostaram?
6-
Propor a
sequência lógica da narrativa:
- Elencar na lousa a sequência e
conversar neste momento sobre os elementos da narrativa e sua estrutura.
Por exemplo:
- Situação inicial: apresentação
da personagem: espaço (onde aconteceu) descrição das personagens, tempo:
domingo; espaço hotel.
7-
Continuar a
seqüência da narrativa com a ajuda dos alunos:
- Conflito ; conseqüência do
conflito ; Clímax; desfecho.
- Observação: mostrar cada parte
do texto – elencar na lousa.
Objetivo: essa atividade
materializa o que seria a síntese e o resumo.
8-
Produção de
inferências globais e locais:
-De acordo com a realidade feita,
discutir com os alunos o motivo de o personagem mudar de nome ao chegar ao
hotel.
- Qual é a intenção do autor ao
dar pistas de que irão acontecer “outras coisas”? (no hotel).
- Por que ele para no cais e fica
olhando os guindastes?
- Vocês acham que ele pensa no
que fez ( no domingo)
- Vocês acham que a personagem
era feliz? Por que ele queria dormir tanto? - ---- Seria uma situação
passageira? Ele queria fugir de algo? Ou de uma situação?
- Gostaram da história? Dos
personagens?
Para finalizar essa parte oral,
faz-se a última pergunta da impressão que os alunos tiveram sobre o texto.
Toda essa seqüência poderá ser
realizada em 4 aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário