segunda-feira, 24 de junho de 2013


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA 7º ANO FUNDAMENTAL

Texto: Pausa - Moacyr Scliar

1- Ativação do conhecimento de mundo
- Iniciar a aula apresentando ao aluno o texto e distribuindo uma cópia para cada um.
- Fazer perguntas para a classe: Para vocês o que significa o termo “pausa”?
- Discutir com os alunos.
- Procurar no dicionário os sinônimos da pausa.

2-      Antecipação e predição de conteúdos ou propriedades dos textos.
- Depois de discutir o significado do (texto) título, fazer perguntas:
- O que você espera que o autor trate lendo esse título?
- O que será que significa a pausa nessa história?
- O objetivo do questionamento é fazer com que os alunos fiquem curiosos para ler o texto na integra.

3-      Checagem de hipóteses.
- Em seguida, propor leitura dos dois primeiros parágrafos, até o momento que a personagem chega no local.
- Propor a leitura silenciosa do restante do texto:
- Fazer a pergunta: essa personagem tem relação (se parece) com alguém de sua família?
Objetivo: essa atividade é importante, pois as comparações são essenciais para eles construírem o sentido do texto. Com as comparações é possível ressaltar as partes relevantes que ajudam nas atividades específicas como resumo e síntese do texto.

4-      Generalização:
Os alunos farão conclusões gerais sobre o que foi lido.

5-      Situação problema:
- Personagem mente para esposa.
- Fazer perguntas: O que vocês entenderam?
Acham que ele agiu bem ?
Qual parte do texto o marcou mais, que mais o impressionou?
Qual parte vocês mais gostaram?

6-      Propor a sequência lógica da narrativa:
- Elencar na lousa a sequência e conversar neste momento sobre os elementos da narrativa e sua estrutura.
Por exemplo:
- Situação inicial: apresentação da personagem: espaço (onde aconteceu) descrição das personagens, tempo: domingo; espaço hotel.

7-      Continuar a seqüência da narrativa com a ajuda dos alunos:
- Conflito ; conseqüência do conflito ; Clímax; desfecho.
- Observação: mostrar cada parte do texto – elencar na lousa.
Objetivo: essa atividade materializa o que seria a síntese e o resumo.

8-      Produção de inferências globais e locais:
-De acordo com a realidade feita, discutir com os alunos o motivo de o personagem mudar de nome ao chegar ao hotel.
- Qual é a intenção do autor ao dar pistas de que irão acontecer “outras coisas”? (no hotel).
- Por que ele para no cais e fica olhando os guindastes?
- Vocês acham que ele pensa no que fez ( no domingo)
- Vocês acham que a personagem era feliz? Por que ele queria dormir tanto? - ---- Seria uma situação passageira? Ele queria fugir de algo? Ou de uma situação?
- Gostaram da história? Dos personagens?
Para finalizar essa parte oral, faz-se a última pergunta da impressão que os alunos tiveram sobre o texto.

Toda essa seqüência poderá ser realizada em 4 aulas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário