sexta-feira, 28 de junho de 2013






Situação de aprendizagem: 6o ano
Texto: AVESTRUZ
Autor: MÁRIO PRATA

1 – Investigar o que sabem da ave em questão:
·         Já viram a ave?
·         Se não, como eles imaginam que seja um avestruz?
·         Se mesmo assim, eles nunca viram e não conseguem imaginar, poderíamos trabalhar com imagens e propor ideias sobre.

2 – Localizar informações:
·         Fazer o aluno buscar no texto informações que remetam a ideia de como o avestruz é monstruoso: “se assemelha a um boi...”
3 – Produção de inferências locais/globais:
·         Onde você encontraria um avestruz no Brasil?
·         Você tem ou já teve contato com outras aves?
·         Você já foi ao zoológico?
Seria possível trabalhar com eles dentro da inf. Global a seguinte pergunta:
·         De onde vêm os avestruzes?
4 – Conhecendo o autor:
·         Você conhece o autor do texto?
·         Você costuma ler crônicas com frequência ou essa é a primeira vez?
5 – Trabalhando a intertextualidade:
·         É explicita quando cita a bíblia, aqui, poderíamos ensiná-los o que é a intertextualidade.
6 – Percepção de outras linguagens:
·         Nesse ponto mostraríamos ao aluno que existem no texto outras linguagens como: científica, religiosa e matemática.
Daria também para trabalharmos o afeto da seguinte maneira:

- No texto a criança pede e os pais dão. Poderíamos perguntar aos alunos se tudo o que eles pedem os pais dão e, se eles usam a ausência dos pais para serem compensados com presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário